domingo, 8 de julho de 2012

Visita à UFSM em Valparaíso


Chile, 28 de Junho de 2012. 

O dia começou com a expectativa da visita a mais uma Universidade de grande importância no Chile. Denominada Federico Santa Maria, e situada na cidade de Valparaíso, a faculdade tem o seu foco na área das Ciências Exatas, como Física, Matemática e Engenharia.
Durante o nosso percurso fica nítida a bela estrutura e ótima conservação em que se encontra o prédio construído há mais de 100 anos.  Suas instalações mostram a grande preocupação com a qualidade de ensino, pois além de materiais e equipamentos específicos para os cursos, a instituição disponibiliza também áreas esportivas para a utilização dos alunos e para a realização de campeonatos.


Tivemos a oportunidade de assistir uma palestra ministrada pelo professor Reinaldo Vallejos, onde o tema abordado era “O papel das comunicações no Chile”.  No inicio de seu discurso ele comenta sobre o livro de Marshall Mcluhan, “Aldeia Global”, que expressa a ideia sobre o mundo ser  uma espécie de aldeia onde as pessoas convivem no cotidiano e interagem independentemente do local onde estiverem inseridas.
Em um outro momento ele cita o livro “A Terceira Onda” de Alvin Toffler, onde diz que a humanidade estaria dividida em ondas e que o momento que estamos presenciando é o da terceira geração; do conhecimento e informação. E segundo ele, são esses dois fatores importantes que estão modificando a nossa sociedade e nos fazendo refletir como será a nossa profissão daqui a 20 anos .
“ Quando você escolheu ser jornalista a área de atuação era de um jeito, quando está estudando é de outra e daqui 10 anos ou 20 anos, você não sabe como será”. Segundo Vallejos, a inconstância é uma das companheiras dos periodistas – ou num bom português, dos jornalistas.
Alguns questionamentos foram levantados. “Como será o jornal daqui a alguns anos? Ou quem serão as pessoas que consumirão a informação? E de qual forma?” Com espaço aberto para debate com os alunos, alguns acreditavam que a internet se tornaria um meio de comunicação único, e que o jornal impresso seria extinto. Mas no fim das contas, tudo o que nós podemos concluir é que há muita informação e pouca gente informada, portanto sempre haverá espaço para estes dois meios e para quais outros surgirem.

                                                     por Daiana Fernandes, Gabriela Souza e Juliana Dantas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário