quarta-feira, 11 de julho de 2012

Visita ao Centro Histórico e a baia de Valparaíso.


O Oceano Pacífico e a cidade de Valparaíso nos apresentam um pouco do Chile



Com todo conteúdo cultural e precioso que a compõe, a cidade de Valparaíso no Chile, foi nomeada em 2003, patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), além disto ela é repleta de traços do passado e abriga uma forma de urbanização peculiar.

As casas foram construídas em cima de morros, que são chamados de Cerros pelos chilenos, em toda a sua extensão, até o cume, avista-se a área residencial e na parte plana do povoado se encontra a área comercial. O alto dos Cerros é habitado por pessoas humildes, que moram em casas simples. Ao descer a montanha é possível ver lares que foram dos colonizadores de Valparaíso, são construções maiores, com aspectos clássicos e de alto padrão. Devido à altura dos Cerros, elevadores são utilizados para facilitar a locomoção das pessoas, com o custo de 100 Pesos por trecho.

Dos 45 cerros que formam a cidade, o Cerro Alegre, além da sua fama por abrigar moradores boêmios e ótima gastronomia, tem seu nome de uma origem interessante. Há duas versões sobre o nome deste Cerro, a primeira delas é de que os marinheiros que chegavam ao Porto em seus barcos se encantavam com as chilenas que moravam na região, por terem lindas silhuetas e vestirem roupas alegres e coloridas, assim prestando o nome como homenagem. Já por outros olhares, acredita-se que a nomeação origina-se das casas coloridas que rodeavam o povoado.

Outras curiosidades do povoado são a densa população de intercambistas, principalmente alemães e franceses e uma famosa avenida chamada Argentina, conhecida por ter quilometragem suficiente para percorrer todos os Cerros.

O principal porto do Oceano Pacífico também faz parte das construções da cidade. Uma ótima dica é fazer o passeio de lancha para ter uma visão ampla da baia de Valparaíso e de quebra ter a companhia de amistosos lobos-marinhos nadando ao redor da lancha, descansando em boias ou até na hélice de grandes navios.

Visita realizada pelos estudantes no dia 27/06/2012.

Por Kelly Miyazato, Gabriella Alquezar e Barbara Gomes.

Fotos por Barbara Gomes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário