quinta-feira, 12 de julho de 2012

Simplesmente vocês...


De repente estou em outro país, convivendo com pessoas com as quais jamais havia conversado. Mais de 20 pessoas, com gostos e ideais diferentes. Tinha tudo para dar errado, mas deu muito certo. Cada um, com suas qualidades e defeitos, tornou o grupo único e especial. Sorri, bebi, comi, estudei, dormi e aprendi demais nos poucos dias que estivemos juntos.

Obviamente convivi e identifiquei-me mais com uns do que com outros, mas com certeza todos conquistaram um pedaço do meu coração e escreveram seu nome em uma das páginas do meu livro da vida.

Escrevi, em poucas palavras o que cada um dos alunos transmitiu para mim. Não é uma análise Freudiana, são apenas sentimentos e impressões adquiridos em alguns dias de convivência no Chile.


Andreza Uma amiga que há tempos está do meu lado. Tem um jeito doido, autêntico, descolado e, algumas vezes, Nerd. Uma mulher forte e decidida, por vezes estressada, mas que deixou transparecer seu lado romântico e, talvez, frágil. Companheira de aventuras, compartilhou comigo porres, risadas, histórias e lágrimas. Já a senhorita Ananda a primeira vista parecia uma boneca intocável, com traços finos e delicados, por vezes parecia frágil igual porcelana. Depois de alguns minutos de conversa, percebi que ela é tão doida quanto eu.

Eu, Ananda e Andreza

Géssica é a dona de grandes sorrisos espontâneos e de gargalhadas autênticas, além de um olhar marcante, destacado pela maquiagem caprichosamente feita. Vaidosa e amável. Tão doida quanto as outras meninas que estavam na viagem. Sempre do lado dela, a Natalia. Gestos meigos, voz delicada, quase uma Lady. Até mesmo quando acordava atrasada, desesperada por ter que correr contra o tempo, mantinha aquela postura doce e serena, as vezes até engraçada. Não pensem que isso a tornava antipática ou metida.

Natalia e Géssica

Bem ao lado do quarto Willy, ficava o quarto mais badalado de todos, o Flipper. Lá aconteciam as melhores bagunças e dormiam algumas das melhores pessoas que conheci nessa viagem. O Caio é extremamente carinhoso e engraçado. Dono de gestos delicados e de um sorriso perfeito e sincero. O tipo de amigo que todos deveriam e gostariam de ter. A Letícia tem os cabelos curtos, óculos, um ar intelectual. Sotaque engraçado, típico de paulistana. Estilosa, palhaça e inteligente. Uma 'periodista' viciada em internet e tecnologia. Era sempre uma das primeiras a atualizar as redes sociais com nossas novidades. Era acontecer e minutos depois o Mundo já sabia ;)

Em todo grupo há alguém que anda no caminho da luz. E o nosso representante ativo de Deus é o Marcelo (ou Ungido). Tal como um pássaro que foi solto da gaiola, ele curtia cada minuto intensamente, parecia querer absorver cada detalhe, cada cheiro, cada sabor. Curtia, mas não esquecia-se de seus princípios. Estudioso, correto, feliz. A Marjorie é uma das mais estilosas e responsáveis da turma. Ao mesmo tempo que participava das bagunças, mantinha clara preocupação com cada um de nós, demonstrando um carinho inexplicável. Autêntica, verdadeira e decidida.

E completando a turma, a Beyoncé Albina, Lucas! Único define. Autor dos melhores bordões, protagonista das melhores palhaçadas. Malvadinho, companheiro, verdadeiro, estiloso, inteligente. Abraços confortantes e envolventes. Sempre sorrindo, brincando e contagiando tudo e todos com sua alegria e espontaneidade.

Marcelo (Ungido), Lucas, Caio, Letícia e Marjorie

A Kelly é toda meiga, a mais quietinha (a meu ver). Acho que poucas vezes ouvi sua voz, mas ela sempre estava nas nossas bagunças e era passageira fixa da "Vancult". Sorriso lindo e discreto, olhos brilhantes, cabelos lisos e compridos, a tal famosa beleza oriental. Já a dona Gabriella, graças a um pisco e uma cerveja alemã, comecei a conversar com a dona dos cabelos cacheados cor de ouro. Decidida, aventureira, palhaça. Sonha, mas não tira os pés do chão.


Kelly e Gabriella

Rômulo é um rapaz encantador. Possui um sorriso espontâneo, transborda sinceridade. Dono de atitudes carinhosas, delicadas e engraçadas. Consegue ser um mix de pureza e malícia. Arrasou na balada eletrônica. A Nívea é responsável por um olhar misterioso e marcante. Responsável, inteligente, engraçada. No começo um pouco tímida, mas com o tempo demonstrou ser companheira e tão palhaça quanto os outros. Já a Tatiany foi sempre “tagarela”. Sorridente, engraçada e inteligente. Um ar de intelectual mixado com sensualidade e doçura. Por vezes foi nossa tradutora, gastando todo o espanhol para ajudar os amigos recém conhecidos a sobreviver no Chile.

Tatiany, Nívea e Rômulo

O Eric é uma caixinha de surpresas agradáveis. Demorei um pouco para começar a conversar com o garoto dono de um lindo sotaque “caipirês”, mas graças a um super escorregador, as afinidades começaram a aparecer. Extremamente carinhoso, atencioso e companheiro. Cavalheiro, palhaço, inteligente. Por falar em sotaque, o Diogo falava arrastado, puxando um "S" aqui, um "R" ali, típico de um carioca. No começo, um pouco tímido...Depois, engraçado e brincalhão. Transmite um ar de intelectual, de jornalista culto, conhecedor de tudo. A Danny e o Vitor eram o "Casal 20" da turma. Palmeirenses fanáticos, sempre estavam juntos. Meigos e apaixonados. 

Meiguice, doçura, palhaçadas, beleza e inteligência definem Daiana, Gabriela e Juliana. Sempre sorridentes e lindas. Charmosas também. Ainda estou tentando entender como alguém cai subindo a escada (desafio à gravidade) e como outro alguém ainda tem voz depois de gritar tanto assistindo a um jogo da Libertadores...hahahaha




Danny, Vitor, Juliana, Daiana, Gabriela, Eric e Diogo

Essa foi apenas uma forma simples, talvez até demais, de dizer o quanto vocês foram importantes para mim. Restringi o texto aos alunos, mas isso não significa que os nossos professores e todos que estiveram ao nosso lado (Romina, Jorge, Mauricio, Guillermo, entre outros) são menos importantes.

Obrigada pela companhia nessa viagem inesquecível! E que seja a primeira de muitas! Termino com uma frase dita pela linda Marjorie em nossa reunião de despedida: "Espero que vocês tenham aprendido comigo da mesma forma que eu aprendi com cada um de vocês".

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis" (Fernando Pessoa)

Com carinho,
Paula Wrobel

Um comentário:

  1. Adorei seu post, bom eu não estou ai, mas quero falar de você...Não conversamos muito, mas pelos momentos de conversa pude perceber que você é muito legal e extrovertida, além de ter compartilhado comigo a alegria corintiana na quarta-feira...Valeu por ter feito parte desta inesquecível exepriência da minha vida...bjs Barbara Gomes.

    ResponderExcluir